42019jul.
Checklist para uma viagem de carro segura

Checklist para uma viagem de carro segura

Checklist para uma viagem de carro segura


Quem vai pegar a estrada, deve se atentar a alguns cuidados com a manutenção do carro e também a detalhes durante a viagem. Veja aqui um checklist para uma viagem de carro segura!


Antes de pegar a estrada, é preciso cuidar de alguns itens no carro para garantir a segurança dos ocupantes e dos veículos que vão cruzar a estrada com você. Esse cuidado faz parte do planejamento da viagem e é essencial.

Um motorista responsável é precavido e atencioso com seu veículo. E para evitar problemas nas rodovias, selecionamos aqui um checklist para uma viagem de carro segura.

Checklist é essencial para garantir uma viagem segura

Uma viagem a lazer, negócios ou saúde, não importa o motivo. Se você vai pegar a estrada, é fundamental fazer uma revisão no veículo antes de viajar e se atentar a alguns cuidados durante o percurso. Veja aqui um checklist para não comprometer a sua viagem de carro!

  1. Revisão do carro

Problemas fáceis de serem solucionados na cidade, podem se tornar uma enorme dor de cabeça na estrada. Por esse motivo, faça a revisão do veículo! Sem contar que isso garantirá a segurança sua e de todos os ocupantes do carro. Verifique itens como:

  • Pastilhas de freios, pneus e outros.

  • Alinhamento e balanceamento.

  • Níveis de óleo, água do radiador e fluído de freios.

  • Sistema elétrico.

  • Extintor (se tiver), estepe, triângulo e ferramentas emergenciais.

  1. Luzes do veículo

Esse é um item essencial para ser verificado antes de pegar a estrada e, caso esteja com qualquer problema, providencie o conserto. Lembre-se também de manter o farol baixo aceso durante toda a viagem. Além de evitar multas, você previne acidentes.

  1. Itens de emergência

Ao viajar, você precisa estar preparado para possíveis emergências na estrada. Para isso, considere itens como: primeiros socorros, papel higiênico, repelente, filtro solar, contatos da sua seguradora de carro e do seguro de viagem, entre outros. Saiba que, se precisar, é importante conseguir acionar o seguro do carro, caso tenha problemas com o veículo, bem como o seguro de viagem, caso precise de um socorro médico, por exemplo.

  1. Distância segura

Respeite o limite entre os carros para evitar acidentes. Lembre-se de que a distância maior entre o veículo da frente, permite você frear sem correr o risco de colisão.

  1. Saúde do motorista

Tenha certeza de que está bem para dirigir e, caso precise, tenha outro condutor apto para te substituir. Antes de pegar a estrada, cuide da sua alimentação, considerando alimentos leves e de costume. Além disso, mantenha-se sempre hidratado.

  1. Trajeto

Se você não está acostumado a fazer determinado percurso, então, estude-o com atenção. Verifique as condições da estrada, tempo de viagem, postos de gasolina, entre outros detalhes importantes. Faça um mapa dos lugares que poderá parar para se alimentar, esticar as pernas, entre outros.

  1. Bagagem

Mesmo que você esteja viajando com o seu carro, ainda assim se faz necessário evitar o excesso. Lembre-se de que quanto mais pesado o carro estiver, maior será o gasto de combustível.

  1. GPS

Considere viajar sempre com um GPS e aplicativos úteis, como os que mostram a rota, informam sobre possíveis acidentes, informações sobre o trânsito e outras funcionalidades.

  1. Cadeirinha infantil

Mesmo que você não tenha filhos com idade para uso obrigatório da cadeirinha infantil, atente-se de alguém que viaja junto (convidado) possui. Não deixe essa questão para última hora e jamais viaje sem esse item.

Seguindo esse checklist, você conseguirá ter uma viagem de carro segura.

Fonte: Portal do Trânsito

Avalie esse post