52018dez.
Forma de dirigir contribui para manter os amortecedores em boas condições

Forma de dirigir contribui para manter os amortecedores em boas condições

Forma de dirigir contribui para manter os amortecedores em boas condições


Trafegar em baixa velocidade em lombadas e buracos são cuidados que ajudam a prolongar a vida útil dos amortecedores


Protagonista do sistema de suspensão, o amortecedor é fundamental para garantir o conforto e a segurança dos ocupantes do veículo já que é um dos responsáveis por absorver as irregularidades das vias e assegurar que os pneus permaneçam em contato com o solo. Além disso, limita o curso de atuação das molas equalizando as oscilações do sistema de suspensão.

“Os amortecedores merecem especial atenção dos motoristas, pois alguns cuidados ao dirigir o veículo podem prolongar a vida útil dos componentes”, alerta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

Segundo Silva, a forma como o motorista dirige interfere diretamente na durabilidade dos amortecedores. “Trafegar com o veículo em baixa velocidade ao passar por lombadas e ruas esburacadas e não trafegar com excesso de carga são fatores que ajudam a manter os componentes em bom estado”, afirma Silva, alertando: “O impacto nos amortecedores é bem maior em terrenos irregulares, o que ocasiona desgaste prematuro”.

Alinhamento e balanceamento em dia também podem auxiliar a prolongar a vida útil das peças.

É aconselhável, a partir dos 40 mil km ou a qualquer mudança no comportamento do veículo, fazer revisão para avaliar o estado dos amortecedores do veículo a cada 10 mil km em oficina de confiança.

As informações são da Assessoria de Imprensa

Fonte: Portal do Trânsito

Avalie esse post