302018nov.
Placas do Mercosul podem ter tamanho alterado para encaixar nos veículos

Placas do Mercosul podem ter tamanho alterado para encaixar nos veículos

Placas do Mercosul podem ter tamanho alterado para encaixar nos veículos


Redução de até 15% do comprimento das novas placas pode ser autorizada pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans), caso o item não encaixe nos veículos.


O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) autorizou que o tamanho das novas placas do Mercosul seja alterado caso não caiba em determinados veículos.

De acordo com o órgão, a redução de até 15% do comprimento das novas placas pode ser autorizada pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) para encaixar corretamente.

O processo deve ser devidamente justificado pelo fabricante ou importador do veículo. Mesmo menor, a placa precisa manter a altura dos caracteres e os espaços para eles destinados, podendo ser alteradas as posições onde estão estampados o QR Code e signo distintivo “BR”.

Novela sobre a nova placa

A placa do Mercosul chegou a ser suspensa pela Justiça, mas foi liberada temporariamente até que seja julgada em todas as instâncias a ação civil pública que questiona a adoção das placas.

As placas começaram a ser instaladas no Rio de Janeiro em 11 de setembro. Até 1º de dezembro, todos os demais estados deverão fazer o mesmo.

Em uma nova mudança, nesta quarta-feira (28), o Ministério das Cidades anunciou que as placas do Mercosul para o Brasil perderão símbolos de município e estado, algo que estava sendo contestado e era diferente do padrão adotado nos outros países da região.

Fonte: G1

Avalie esse post